Para ser educação é preciso ter significado...

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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Educação além da Escolarização

"Educação se faz com leitura de mundo, consciência de si, portanto, educação serve para libertação, é humanização, superação da opressão, exercício de indignação, vivência, experiência de esperança". Paulo Freire

Educar é um processo mais amplo e integral do que simplesmente Ensinar.
Educação se faz dentro e fora da escola: na rua, na família, nos círculos sociais. A educação constrói-se na vivência, na relação com o outro e com a nossa própria individualidade. É um processo ativo, de descobertas, questionamentos, mudanças, é crescimento, conviver com a diferença, conhecimento.
Seja em seu aspecto formal, escolar, ou em sua face não-formal, as organizações não-governamentais, o objetivo com que se trabalha a educação precisa ser o mesmo: o desenvolvimento integral do indivíduo, o conhecimento posto a serviço da cidadania e do protagonismo humano, como ferramenta de emancipação, autonomia, igualdade, oportunidade. Da parceria entre escola e ONGs, da cultura letrada e popular, é que esperamos ver nascer um ambiente rico de possibilidades para crianças, jovens e adultos em termos de educabilidade e educatividade.
O diálogo, a criatividade e a valorização e respeito da individualidade surgem como um caminho para resgatar um conceito equivocado de educação que reforça imagens de poder, força, racismo, abuso, competição, estigmas responsáveis pela problemática contemporânea da educação. Alunos e professores estão desmotivados, distantes, desacreditados. Muitas vezes estão em pé de guerra, presos a seus preconceitos, seus papéis. Ainda não perceberam que a tênue linha que os separa é o mesmo caminho que os tornará unidos: a educação. Por meio dela rompem-se barreiras, criam-se pontes, descobrem-se afinidades, constróem-se espaços de debate, troca de experiências. O sistema que era opressor transforma-se em veículo de libertação.
Enquanto educadores não podemos fechar os olhos aos problemas da escola e nem aos meios que possuímos para solucioná-los. É no conhecimento que buscamos através da nossa própria formação e aperfeiçoamento que encontraremos as armas para lutar por esta causa, que é de toda a sociedade. Precisamos ser corajosos para transformar a teoria em prática, exercitando a verdadeira Pedagogia, aquela que conduz, orienta, traz significado ao processo de aprendizagem. É da parceria entre as diversas formas de se fazer educação: formais, não-formais e informais que surgirá o ambiente propício para este novo contexto educacional.
Aquilo que se pratica na escola, dentro da família, nos núcleos populares, nas organizações não-governamentais precisa formar um conjunto de ações que se complementam e se articulam em busca do mesmo ideal: garantir o direito à educação, democratizar as relações, exaltar a liberdade, a ética e a responsabilidade. Em nossa concepção, esta práxis precisa estar presente em todos os meios educacionais, sejam eles públicos ou privados, especialmente como oportunidade de aproximar estes dois contextos que encontram-se tão explicitamente separados, mas que precisam caminhar para uma mesma realidade: Educar é um processo mais amplo e integral do que simplesmente Ensinar.
                                                        
disponível em http://www.edgarlisboa.com.br/
                                   
Equipe do Blog

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