Para ser educação é preciso ter significado...

Para ser educação é preciso ter significado...
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terça-feira, 14 de junho de 2011

Inclusão e Diversidade

www.pedagogia.com.br/artigos/dinamicacurriculo
 


 "Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem; lutar pela diferença sempre que a igualdade nos descaracterize"
Boaventura de Souza Santos    



Quando falamos em inclusão será que somente alunos com deficiência são alvos da inclusão? Ou somente alunos com problemas na aprendizagem?
Estamos vivendo a era das diversidades e tratá-las nas escolas é muito complexo e vai de encontro a uma diversidade de opiniões, pois é dentro da escola que a exclusão e o preconceito aparecem. Ainda é uma batalha dentro das mesmas incluir no currículo matérias que contenham a origem de diferentes culturas, pois na sala de aula há alunos com essa diversidade cultural o que requer do professor um olhar  diferenciado para o seu planejamento. Também é importante pesquisar a história dos alunos para que o currículo esteja de acordo com a realidade local, pois a educação deve progredir visando diminuir as desigualdades e preparar os alunos  para serem cidadãos críticos.
Para que a inclusão aconteça é necessário também que a sociedade envolva-se e que os governantes  apoiem programas educacionais, o currículo precisa ser dinâmico e estar em diálogo com a realidade específica, levando em conta a identidade cultural, pois neste contexto encontramos muitas diferenças ligadas a identidades que devem ser consideradas como etnias, orientação sexual, aparência, deficiência ,entre outros. São o currículo e o espaço que reafirmam a  identidade ou que a negam.
As mudanças são fundamentais para que a inclusão aconteça, mas exige esforço de todos, possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção do conhecimento e não permitindo que a exclusão aconteça e que o currículo seja guiado por interesses de classes. Para tanto, a educação deve favorecer a construção da vida do aluno independente das dificuldades, trazendo programas que beneficiem o desenvolvimento de suas potencialidades.


disponível em http://2.bp.blogspot.com/
 

 "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade"

                                                                                                            Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos

   por Luciene da Penha Silva Gomes



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