Para ser educação é preciso ter significado...

Para ser educação é preciso ter significado...
http://midia.ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2010/11/calvinharodotira525-zumbi.gif

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Desigualdade Social: ECA, ONGs e ESCOLAS

 disponível em www.espiridiaomonitores.blogspot.com
                                          


Esta é a atual desigualdade existente no mundo: uma escola localizada em Luanda (Angola), um país pobre e distante de nós, brasileiros; mas, apesar da distância, as diferenças são semelhantes quando o assunto é Educação.
Podemos acompanhar pelos jornais o descaso do governo brasileiro em relação à Educação. Temos o Estatuto da Criança e do Adolescente que garante a toda criança o direito de estudar, "onde todos têm o mesmo direito". Mas como se direcionar a este estatuto quando nem todas as crianças são respeitadas e muitas não possuem, ao menos, um caderno para levar à  escola, sendo que é obrigação do governo dar assistência a essas crianças.
A desigualdade é muito grande. Alguns têm oportunidade de estudar em escolas particulares com uma realidade diferente da maioria das escolas estaduais do país que atendem a maior parte da população.

disponível em www.temquesermillenium.blogspot.com



Este é o real motivo da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente: há 20 anos ele foi criado para que crianças e adolescentes tivessem a oportunidade de conquistar um futuro melhor.
No Brasil, escolas estaduais muitas vezes sem apoio do governo, recebem ajuda de ONGs que realizam trabalhos pedagógicos não - formais com crianças carentes que precisam de auxílio seja social ou emocional.
Como acabar com essas diferenças?
Não sei, mas podemos sim lutar por melhor remuneração para os profissionais da área por melhores escolas, podemos protestar como aquela professora que chegou ao seu limite desabafando em rede nacional, ao vivo.
Enfim, é triste chegar a esse ponto, ainda mais em um país como o Brasil.
Apesar  dos avanços, a Educação ainda está em último plano para o nosso governo. 


                                                   
por Patricia dos Santos França

Nenhum comentário:

Postar um comentário